domingo, 24 de fevereiro de 2013

WORKSHOP: O OLHAR CONSCIENTE com Paula Zacharias em Curitiba

Dança e Educação somática

INSCRIÇÃO: formulário on-line

Oficina Paula Zacharias FACEBOOK

Ministrante: Paula Zacharias (Buenos Aires – Argentina)
Data: 9 e 10 de Março de 2013 (Sábado e Domingo)
Carga horária total: 6 horas
Horário: 10h à 13h
Investimento*: 140 Reais (Estudantes: 110 Reais)
Local: Espaço Cênico Produções Artísticas – Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, São Fransciso, Curitiba, PR - Brasil

*DESCONTO: Quem se inscrever na oficina da Paula Zacharias e na oficina do Ralf Jaroschinski (6 e 7 de Abril), poderá realizar as duas oficinas por 200 Reais.

OBSERVAÇÃO: Haverá uma JAM no dia 10 de Março, domigo, das 15:00 ~ 17:30. A contribuição é de R$ 5. Sérá gratuito aos inscritos na oficina da Paula Zacharias.

INSCRIÇÃO: formulário on-line
Informações: summus.ci@gmail.com

 

PROPOSTA DA OFICINA:

Explorar o olhar e a percepção para o contato - uma maneira de habitar o corpo e o seu entorno.
Na presença consciente de estímulos visuais e sensoriais para sermos capazes de incluí-los como parte ativa da nossa escolha ao nos movermos. Vamos nos concentrar em cultivar a relação entre movimento, tempo, espaço, dentro e fora de contato - em solos, duetos ou conexões do grupo.
O chão, o ar, os olhos, pele e extremidades, os ossos de um, do outro em balanço projetado e em constante diálogo com as forças que nos movem.
Da força, inesperada leveza vinda da inteligência corporal e do instinto.
A partir da observação à ação. Pretendo compartilhar essa pesquisa de modo que cada olho tem seu desenvolvimento na dança e a cada dia.
O workshop inclui o treinamento físico (Butoh prática de dança) e ferramentas para o desenvolvimento da percepção e observação (inspiradas no material Tunning Scores e outras linguagens semelhantes) com base em cultivar a consciência da aparência corporal, movimento, a relação com o espaço-tempo e possibilidades de composição.
Nessa direção convidamos você a encontrar a conexão entre o corpo físico e imanência do espiritual e da possibilidade de contato com o ilimitado.

PAULA ZACHARIAS (BUENOS AIRES /ARGENTINA): Bailarina de butoh e contato improvisação, com sólida formação em dança contemporânea. Começou a dançar com Alma Falkenberg em 1989, e continuou seus estudos com Andréa Fernandez. Aperfeiçoou-se em contato improvisação com Steve Paxton, Nina Martin, Nancy Stark Smith, Andrew Harwood, entre outros. Na dança butoh teve como mestres Rhea Volij, Tadashi Endo, Minako Seki e Diego Piñon. Faz parte do grupo de composição de Butoh dirigido por Rhea Volij. Trabalha com vídeos para performances e tem percorrido diversos países como performer e professora em parceria com o bailarino canadense Andrew Hardwood. Seu trabalho de composição em dança traz referências do método Tuning Scores de Lisa Nelson de quem é discípula direta.

CONTATO IMPROVISÇÃO: É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário